TENNESSEE MARCHADOR


ORIGEM E HISTÓRIA DA RAÇA

O Marchador do Tennessee, uma raça de cavalos leves da família eqüina, não é um cavalo misterioso, não há nada de mágico ou de difícil para entender sobre a sua origem. O Marchador do Tennessee é uma raça composta que teve seu desenvolvimento do Cavalo de Passo Narragansett, Canadian, Morgan, Standardbred, Thoroughbred (Puro Sangue Inglês) e American Saddlebred. Estes sangues foram juntos em um animal na região do médio Tennessee, resultando em um cavalo de lazer, show e enduro. O resultado, após muitos anos, foi o Marchador do Tennessee (Tennessee Walking Horse) – a primeira raça de cavalos a receber o nome de um estado americano.

Em 1885, um cruzamento entre um garanhão chamado "Allendorf", oriundo da família de trotadores Hambletonian, e uma égua Morgan chamada "Maggie Marshall", produziu um potro negro com uma marca branca, "Black Allan", nascido em 1886. Ele foi escolhido pela Tennessee Walking Horse Breeders' Association como o garanhão fundador da raça Tennessee Walking Horse e designado como Allan F-1. Enquanto as linhagens Gray Johns, Copperbottoms, Slashers, Hals, Brooks e Bullett produziram um tipo conhecido como Passo do Tennessee (Tennessee Pacer) anterior a chegada de Allan F-1 no Médio Tennessee, foi um cruzamento entre Allan e o Tennessee Pacer que produziram a raça hoje conhecida por Tennessee Walking Horse.

O Tennessee Walking Horse havia impressionado a nação americana com seu temperamento e maneiras gentis, e continua a ser uma das raças eqüinas mais versáteis dos Estados Unidos. O seu temperamento dócil tem levado a uma demanda em todos os estados do país.

O Marchador do Tennessee esta hoje em todos os 50 estados americanos e em vários países do mundo. Desde a fundação da Tennessee Walking Horse Breeders' Association em 1935, aproximadamente 300.000 cavalos já foram registrados.

CARACTERÍSTICAS

O Marchador do Tennessee geralmente pesa entre 400 e 500 kg. O moderno Marchador do Tennessee possui uma bela cabeça com pequenas orelhas muito bem inseridas. O cavalo tem um quarto dianteiro longo e escorrido, ancas longas e escorridas, uma garupa moderadamente curta e ligamentos fortes. A linha inferior é mais longa que a linha superior.

O Marchador do Tennessee apresenta todas as cores e variedades de padrões. As escolha de diversas cores asseguram prazer para qualquer entusiasta por cavalos. Diferentes cores não são discriminadas para registro.

O Marchador do Tennessee tem três passos distintos: o "flat foot", o "running" e o "canter". Estes tipos de passos são famosos na raça Tennessee, com o "running walk" sendo uma qualidade natural única à esta raça.

OS 3 PASSOS

O "flat foot walk" é um passo rápido que pode percorrer de 6 a 12 km em uma hora. Este é um passo que o cavalo coloca cada pata no solo separadamente em intervalos regulares. O cavalo irá colocar a pata traseira em cima da pegada da pata dianteira (pata traseira esquerda sobre pata dianteira esquerda, pata traseira direita sobre pata dianteira direita). O ato de sobrepor a pata traseira sobre a pegada da pata dianteira é conhecida como sobrepasso (overstride). O sobrepasso é único na raça Tennessee. O jarrete deveria fazer apenas um movimento para frente, movimentos verticais de jarrete são altamente indesejáveis. Um cavalo Marchador do Tennessee irá inclinar a cabeça em ritmo cadenciado com Os pés. Este movimento cadenciado da cabeça, juntamente com o sobrepasso, são duas características únicas do cavalo Marchador do Tennessee.

O "running walk" é o passo pelo qual o cavalo marchador é mais conhecido! Este passo é basicamente o mesmo "flat walk" passo com o marcado aumento na velocidade do passo sendo a única diferença. A raça pode viajar de 16 a 32 km/hora neste passo. Como a velocidade aumenta, o cavalo coloca o sobrepasso da pata traseira sobre a dianteira aumenta de distância. O cavalo com o passo mais largo, "stride", é considerado o de melhor passo, "walker", isto dá ao cavaleiro a idéia de que está deslizando no ar como se estivesse sendo impulsionado por alguma força. Os cavalos relaxam certos músculos enquanto estão se movendo, alguns cadenciam suas cabeças ritmicamente, balançando suas orelhas em perfeito movimento, e alguns até mesmo mordem os dentes.

O "running walk" é um leve e graciosos passo para cavalo e cavaleiro. Existem diferenças a serem observadas na velocidade entre o "flat walk" e o "running walk", mas um bom "running walk" nunca permitiria que sua adequada maneira de andar fosse sacrificada pela excessiva velocidade. Um verdadeiro Marchador do Tennessee irá continuar com seus movimentos cadenciados enquanto executa o "running walk".

O terceiro passo é o "canter", a qual é um galope. O "canter" é executado da mesma maneira que as outras raças o fazem, mas o cavalo marchador executa este passo de uma maneira mais relaxada. O "canter" a direita. No lado direito, o cavalo inicia o passo nesta ordem: dianteira esquerda, dianteira direita e traseira esquerda seguida pela traseira direita. A ordem para a seqüência é: dianteiro direito, dianteiro direito, e traseira direita e traseira esquerda. Quando executa o "canter" em uma arena, o animal mostra a seqüência de seu "canter" com a perna traseira para o interior da arena. No "canter" o cavalo da tranqüilos saltos ritmados, com um adequado subir e descer do animal que deixa entusiasmado o cavaleiro que esta sentado na sela. O "canter" tem um movimento que levanta e desce tranqüilamente o anterior do animal, e termina por ocasionar um movimento que é semelhante a uma cadeira de balanço. Por isso é freqüentemente chamado de "rocking-chair-gait", o passo da cadeira de balanço.

PADRÃO DA RAÇA

Cabeça - Perfil levemente convexo. Olhos gentis. Orelhas eretas. Ganachas moderadas.

Corpo- Pescoço forte e arqueado. Paletas fortes. Peito largo. Costelas fortes e bem arqueadas. Lombo forte e retilíneo.

Quartos traseiros - Fortes e bem aprumados.

Pernas - Fortes e de esqueleto denso. Cascos fortes.

Pêlos - Crina e cola abundantes.

Pelagens

As pelagens mais comuns na raça Marchador do Tennesse são a baia, negra, tobiana, palomina, rosilha, moura e, alazã.