RETINTA


- AS ASSOCIAÇÕES

A ANC "Herd-book Collares" é a entidade detentora do registro genealógico da raça Retinta no Brasil.

Não se tem conhecimento sobre a existência de alguma Associação de Criadores da raça Retinta no Brasil.

- PADRÃO RACIAL

Características gerais

Animais fortes e de perfil subconvexo. Destacam-se por sua capacidade corporal, dentro da harmonia anatômica, sustentada por uma sólida estrutura óssea. É uma raça dotada de grande rusticidade, muito adaptada às difíceis condições agroclimáticas de sua zona de exploração, que é um ambiente ecológico de fortes contrastes, com altas temperaturas no verão e grande frio no inverno. Por causa de sua criação em sistema extensivo, desenvolve um caráter desconfiado, às vezes mal-humorado, especialmente quando acompanhada pelo bezerro, com o qual manifesta uma grande habilidade materna; no entanto, é caracterizada por um temperamento calmo e dócil. É muito adequada para cruzar com outras raças mais selecionadas para a produção de carne, visto sua carne marmoreada. Muito longevas, chegam a atingir até 9-10 partos.

O peso ao nascer nos machos é de 26 a 37 kg e nas fêmeas de 24 a 34 kg. Em um ano, os machos pesam entre 300 e 325 kg e as fêmeas pesam em torno de 270 kg. Aos 18 meses, os pesos aumentam para 425 kg nos machos e 375 kg nas fêmeas. O peso vivo é grandemente influenciado pelas condições do ambiente ecológico e para eles estes pesos são indicativos: machos adultos 1000 a 1100 kg e fêmeas adultas 600 a 700 kg.

Características zootécnicas

Cabeça: Com testa larga e ligeiramente subconvexa; rosto com o mesmo perfil, alongado e emaciado nas fêmeas.

Chifres: Do nascimento, um pouco posterior à linha de prolongamento da nuca, dirigida para os lados e para frente, na forma de um gancho alto ou baixo nos machos e para frente e para cima nas fêmeas. De cor branco-amarelada, com pontas mais escuras. A ausência de chifres nas fêmeas é admitida como consequência de qualquer método de descorna.

Pescoço: Forte, relativamente curto, bem musculoso, poderoso nos machos, e magro nas fêmeas. A borda superior é reta nas fêmeas e convexa nos machos. Queixo reduzido e descontínuo. Cruz larga, bem unida ao pescoço e ao tronco.

Dorso: Longo e largo, bem musculoso e bem direcionado.

Peito: Largo e musculoso nos machos.

Tórax: Profundo, longo e arqueado.

Barriga: Larga, embora não excessivamente volumosa ou coletada.

Lombo: Largo e notoriamente musculoso. Linha dorsal-lombar horizontal larga, plana e musculada na superfície dorsal.

Garupa: Horizontal, larga e musculada.

Nádegas: Retas e convexas nas fêmeas, muito musculosas, longas, tendência à pompa e fortemente convexas nos machos.

Órgãos Sexuais: Testículos normalmente desenvolvidos. Úbere em uma base regular, bem proporcionado e implantado; mamilos de tamanho médio, simetricamente colocado; pele suave.

Cauda: De nascimento horizontal, fina, ligeiramente arqueada e terminada em tufo branco.

Coxas: Aparentes, muito musculosas e convexas, mais nos machos.

Cascos: Os cascos serão arredondados, duros e de tamanho em relação harmônica com o peso. Com coloração clara, de branco rosado a castanho.

Extremidades: Robusto e bem proporcionado.

Aprumos: Eles serão perfeitos, fornecendo equipamentos leves e soltos.

Conformação Geral: Responde a um conjunto de perfis convexos de grandes proporções e comprimentos. Seu desenvolvimento corporal deve tender para um tipo grande e proporcional.