GASCONNE


- AS ASSOCIAÇÕES

A ANC Herd-book Collares é a entidade detentora do registro genealógico da raça Gasconne no Brasil.

Não se tem conhecimento sobre a existência de alguma Associação de Criadores da raça Gasconne no Brasil.

- PADRÃO RACIAL

Características Gerais

A raça, de aptidão produtiva para corte, desenvolveu-se na França, na região dos Pirineus, originalmente como um animal de trabalho. No século XVI já há descrição de animais naquela parte do país, pertencentes ao grupo de bovinos acinzentados encontrados desde o sul até o centro do continente europeu, sob o termo Gasconne. É um bovino de tamanho mediano, de ossatura desenvolvida e musculatura forte, adaptado aos rigores típicos dos terrenos montanhosos, bem como às variações climáticas de grande amplitude. As vacas e os touros são de pelagem acinzentada, sendo que nestes últimos, o ventre costuma adquirir uma coloração escura que tende ao preto, assim como os cascos, que são negros tanto nos machos como nas fêmeas. A coloração acinzentada da pelagem dos animais surge por volta dos quatro meses de idade. Quando nascem, e nos primeiros meses de vida, os indivíduos apresentam uma coloração avermelhada.

Características Zootécnicas

A pelagem da raça Galloway é variável sendo encontrados animais negros, pelagem mais popular da raça, Dun, o qual é um padrão de prateado quase pardo, vermelhos, com pigmentação escura nos olhos, narinas, orelhas e tetas, e a variedade Belted (cintada) que pode ser negra, vermelha ou Dun com uma faixa branca que faz a volta em torno do corpo, por detrás das espáduas até a garupa.

Cabeça A cabeça dos machos é marcada pela forte expressão de masculinidade, quase tosca, com musculatura poderosa. Os chifres se desenvolvem voltados para os lados e para cima, evocando o formato de uma lira. As narinas são amplas, com boca grande e lábios bem desenvolvidos. As orelhas são de tamanho médio, tanto nos machos como nas fêmeas, ligeiramente eretas e bastante cobertas de pelos. Nas fêmeas a cabeça é leve e feminina, com chifres semelhantes aos dos machos, porém mais graciosos, conferindo-lhes uma inequívoca expressão de feminilidade.

Pelagem – A pelagem apresenta uma coloração gris (acinzentada), com pelos de comprimento mediano.

Pele – Tanto os machos como as fêmeas apresentam uma pele de espessura mediana, solta e com pigmentação escura.

Corpo – Apesar de terem sido selecionados primeiramente para trabalho, os animais ostentam um corpo de proporções harmônicas, com tecido muscular bem desenvolvido e distribuído. São de estatura mediana, com esqueleto forte, ossos grossos e patas curtas.

Dorso e Lombo – O dorso e o lombo são de estrutura retilínea e forte.

Aprumos – Os aprumos são de constituição forte, com a presença de massas musculares bem desenvolvidas. Apresentam angulação correta, terminando em cascos resistentes e de coloração escura.