Promebo antecipa divulgação de lista de animais Superiores

Atendendo à necessidade do mercado nacional de preparar touros mais precocemente para acasalamento, o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) antecipou o envio da lista de reprodutores Superiores da geração 2019 aos criadores para o mês de maio. A relação - que sempre chegava aos pecuaristas no mês de junho - foi enviada aos usuários do programa durante a sexta-feira (14/05) e sábado (15/05). A antecipação, explica a superintendente de registro da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Silvia Freitas, busca facilitar o manejo desses animais, direcionando a seleção e uso da genética desses reprodutores. Outra vantagem é agilizar a estratégia comercial das cabanhas para os leilões de primavera, permitindo organização da oferta e divulgação.

Na prática, a lista traz o nome daqueles reprodutores enquadrados entre os 20% superiores de cada propriedade quanto ao critério Índice Final. Isso quer dizer que são exemplares que se destacam na avaliação de três características distintas: ganho de peso, conformação e perímetro escrotal. De posse dessa informação, o criador pode optar por identificar os animais com a dupla marca a fogo ou não, uma tendência que cresce frente à preocupação com o bem-estar animal. “É preciso estar atento. Atualmente, nem todos os animais Superiores estão sendo identificados com a dupla marca. Isso é uma escolha do criador”, alertou Silvia.

Outras questão importante a ser levada em conta diz respeito à escolha de reprodutores jovens para uso nas propriedades. Silvia explica que o criador deve analisar todos os dados disponíveis de cada animal, principalmente aqueles critérios relacionados ao objetivo da sua propriedade. “Precisamos ter claro que animais Superiores recebem essa classificação com base em apenas três características específicas e que são muito importantes. Contudo, o Promebo dispõe de outros parâmetros que ajudam o pecuarista a optar por aquele reprodutor capaz de imprimir as melhorias que ele deseja para seu rebanho. É essencial estar aberto às opções”, ponderou.

Segundo a superintendente de registro da ANC, a efetivação desses resultados só é possível graças ao trabalho sério realizado pelos criatórios e técnicos do Promebo que se dedicam a avaliações minuciosas dos rebanhos. “Esse esforço, somado aos recursos tecnológicos do Promebo, resulta em um trabalho que coloca informação de qualidade e consistente na palma da mão dos criadores”, pondera.

Os relatórios de desempenho genético foram enviados por e-mail para os usuários do Promebo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail promebo@herdbook.org.br ou no WhatsApp (53) 99711-9138.