ANC ministra aula sobre Promebo para alunos da Zootecnia da UFPEL

Os alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) tiveram uma aula diferenciada na quarta-feira (28/04). Com ensino a distância desde o início do ano, devido à pandemia de coronavírus, os 20 estudantes da disciplina Exterior e Julgamento de Animais Domésticos puderam conhecer o trabalho e objetivos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO).

A aula ministrada pela Superintendente de Registro da Associação Nacional dos Criadores Herd-Book Collares (ANC), Silvia Freitas, trouxe para o centro do debate algumas dinâmicas realizadas pelo programa, como a avaliação de desmama e sobreano, a formação de grupos de manejo e a seleção de linhagens portadoras de características desejáveis. “Aproveitamos esse momento para esclarecer aos alunos como é feito o trabalho prático no campo a partir das teorias aprendidas nas aulas. Além disso, também explicamos como interpretar DEPs, DECA, percentil e índices que estão presentes nos sumários e relatórios individuais de cada produto”, destaca Silvia.

Para a professora Isabella Barbosa, responsável pela turma na UFPEL, a parceria de longa data com a ANC é de grande importância para a construção teórica e prática dos acadêmicos. “A ANC é referência para esses jovens. Por isso, essas aulas especiais são de grande proveito na instituição. O intuito desse momento é fazer que os alunos vivenciem na prática o trabalho realizado pela entidade”, pontua.

Voltar