ANC altera regras para uso do selo HBC em prol do bem-estar animal

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) alterou as regras que integram a aplicação do selo HBC nos animais registrados. O selo, aplicado pelo inspetor técnico no momento da confirmação de registro somente em animais Puros de Origem (PO), agora pode passar a ser aplicado também nas outras categorias. Com a mudança, os animais deverão portar pelo menos uma das identificações, conforme a escolha do pecuarista, sendo o selo HBC ou a marca a fogo correspondente ao seu registro. A modificação começa a valer a partir desta segunda-feira (25/01).

Segundo a Superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, a medida foi definida pelo Conselho Deliberativo Técnico da associação e visa intensificar a credibilidade dos serviços de registro genealógico e garantir a segurança em adquirir um animal registrado. “Além disso, a decisão também adota boas práticas agropecuárias para o bem-estar animal, dispensando a aplicação da marcação a fogo sem necessidade”, acrescenta.

O regulamento atualizado já está disponível no site da ANC. Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail herdbook@herdbook.org.br e do telefone (53) 98428-5771.


Crédito da foto: Julia Helena Berta Dorneles


Voltar