ANC recebe delegação para registrar mais 4 raças bovinas


A ANC recebeu, com grande satisfação, no último dia 25/09, delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para registrar as raças bovinas Black Hereford, Bravon, Gelbvieh e Pitangueiras. Com essas, já são 32 raças bovinas sob responsabilidade da entidade, além das 3 raças equinas, o que reforça o compromisso da Associação com os registros genealógicos no Brasil.

 

• BRAVON •

A raça Bravon é oriunda do cruzamento da raça inglesa Devon com qualquer raça zebuína de corte. Nos EUA, o Bravon foi formado a partir do Brahman com Devon, daí sua denominação. No Brasil, entretanto, a maioria dos animais com a composição racial Bravon, foi formada através do cruzamento de Nelore com Devon, apenas um pouco com Brahman e Guzerá. Inicialmente, aqui no Brasil, denominou-se Debu, ou seja: Devon + Zebu. Posteriormente adotou-se o nome internacional Bravon.

Os cruzamentos passam por etapas até chegar ao grau de sangue 3/8, ou seja: 3 partes de Zebu (Nelore, Brahman, etc.) e 5 partes de Devon. A seguir, fixa-se o grau de sangue cruzando-se touros 3/8 com vacas 3/8.

A raça Bravon adiciona as vantagens de adaptação ao calor, rusticidade, resistência aos ectoparasitas dos zebuínos, com a fertilidade, precocidade, habilidade materna e qualidade de carne (com marmoreio) da raça Devon.

 


Foto: Paulo Nunes

Voltar