Devon abre série de lives da ANC com raças de gado de corte sobre melhoramento genético


Criadores da raça Devon serão os primeiros a participar de um bate-papo sobre melhoramento genético com a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares / ANC. O encontro online, no dia 1º de setembro, às 19h, será uma oportunidade para a discussão de temas voltados aos interesses da raça e a repercussão dos resultados do Sumário 2020/2021 de Reprodutores.

A presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Simone Bianchini, e o diretor técnico, Lucas Hax participarão da conversa com representantes da ANC. Na oportunidade, também serão conhecidos os ganhadores do Prêmio Supremacia Genética, concedido ao animal com o maior índice final no Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Carne / Promebo e do Prêmio Difusão Genética Nacional, que destaca o macho e fêmea que tiveram o maior número de filhos registrados. Dois reconhecimentos importantes para a pecuária de corte.

“Todos temos como objetivo o melhoramento genético das raças. Por isso, o seminário será um bom momento para conversarmos sobre o trabalho dos nossos criadores associados e as ações da associação com foco nos avanços da Raça Devon”, diz Simone Bianchini. “Já que não nos encontraremos no evento em Esteio, a versão virtual certamente será muito proveitosa. Setembro já começa bem, teremos também os leilões chancelados pela ABCDevon, agora tudo acontece pela internet”.

O encontro integra o seminário virtual Promebo 2020, que debaterá os avanços e desafios da pecuária de corte e seleção de rebanhos. A programação, aberta a criadores de todas as raças e interessados, inicia no dia 31 de agosto, segunda-feira, com a apresentação das atualizações do Programa e o lançamento do Sumário PROMEBO 2020/2021. A série de encontros prossegue até o dia nove de setembro, com a participação de outras associações.

“Para a raça Devon, vimos 2020 como um marco no melhoramento genético, pois além de terem projetos novos sendo elaborados, houve a adesão de um significativo número de criadores aderindo ao programa e realizando avaliação de desmama da geração 2019”, destaca Silvia Freitas, superintendente de Registro Genealógico da ANC.

O lançamento do Sumário de Reprodutores e a premiação fazem parte de um evento que tradicionalmente é promovido pela ANC na Expointer, mas que, em 2020, precisou ser cancelado de forma presencial devido à pandemia de Covid-19.

Voltar