ANC participa de Live da Revista AG


A superintendente de registro genealógico da ANC, Silvia Freitas, foi a entrevistada da manhã desta terça-feira (18/08) do programa Coffe Break, bate-papo sobre pecuária promovido pela Revista AG em seu canal do Instagram. Conduzida pela jornalista Thaise Teixeira, a entrevista tratou das  mudanças do Promebo implementadas em 2020. 

Em uma linguagem acessível e clara, a superintendente respondeu questionamentos dos seguidores falando sobre melhoramento genético, sobre o Índice Bioeconômico de Carcaça (IBC) e a incorporação de novos dados na base do Promebo. Silvia falou sobre como funciona a metodologia do programa de melhoramento e como os pecuaristas podem usar esse amplo universo de informações em favor do plantel.

Ressaltando a força do uso de indexadores na seleção, Silvia alertou para a importância de adotar um olhar diferenciado para as fêmeas, exemplares essenciais para o melhoramento de longo prazo. Por isso, detalhou a superintendente, a avaliação de ventres é uma das novas exigências do Promebo. “Agora é possível saber quais as fêmeas do meu rebanho me trouxeram melhor resultado”, citou, lembrando que, até então, alguns criadores ainda selecionavam suas vacas no "olho".

A superintendente ainda falou sobre o avanço do projeto de análise de animais meio-sangue e detalhou a programação do Seminário Virtual Promebo 2020, que será realizado de 31 de agosto a 9 de setembro pelo Canal do YouTube, Facebook e Instagram da ANC. No primeiro dia, haverá o lançamento dos Sumários de Touros 2020. Na sequência, serão realizadas lives das raças Devon (01/09), Charolês (02/09) , Brangus (03/09), Angus (8/9) e Hereford e Braford (9/9). Em cada uma delas, além de encontro para esclarecimento de dúvidas e informações diretas ao criador, serão entregues os prêmios Difusão Genética Nacional e Supremacia Genética. Entre as novidades a serem abordadas no circuito técnico, adiantou Silvia, está a implementação da genômica das raças Angus e Brangus e do novo programa de ultrassonografia de carcaça da Devon.

Voltar