Promebo 2020: seminário virtual debate melhoramento genético e premia criadores


Em um ano de aperfeiçoamento e sintonia fina no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) promoverá o seminário virtual Promebo 2020, que pretende debater os avanços e desafios da pecuária de corte e seleção de rebanhos. A programação inicia-se com live no dia 31 de agosto, 19h, quando serão apresentadas as inovações implementadas no Promebo e serão lançados os Sumários de Reprodutores do ano.

A agenda segue ao longo da semana avaliando os avanços obtidos pelas raças Devon (1/9), Charolês (02/09) , Brangus (3/9), Angus (8/9) e Hereford e Braford (9/9). Cada dia, a ANC receberá representantes das associações e criadores para um bate papo sobre melhoramento genético. "A pecuária avança pela mão desses criadores que trilham o futuro das raças. É através da seleção que eles promovem em suas propriedades que obtivemos avanços em qualidade de carne, lucratividade, produtividade e eficiência alimentar. Nosso compromisso é oferecer ferramentas cada dia mais eficientes e confiáveis para que sigam seu bom trabalho", destaca o presidente da ANC, Ignacio Tellechea. Durante as lives, também serão entregues os prêmios Prêmio Difusão Genética Nacional (que destaca o macho e fêmea que tiveram o maior número de filhos registrados nos livros Puro de Origem e Puro Controlado de cada uma das raças) e o Prêmio Supremacia Genética (que destaca o animal com o maior índice final no Promebo de cada raça, na sua geração). As transmissões ocorrerão sempre às 19h pelo YouTube, Instagram e Facebook da ANC.

A ideia do seminário virtual, explica a superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, foi manter o tradicional encontro promovido pela ANC todos os anos na Expointer, mas que, em 2020, precisou ser cancelado de forma presencial devido à pandemia de Covid-19. Deslocando a programação para a web, explica ela, foi possível ampliar o diálogo com os criadores e oferecer um espaço para maior detalhamento sobre as mudanças implementadas no Promebo. “Temos agora uma oportunidade de interagir com os criadores, tirar dúvidas e mostrar as melhorias que a adaptação do Promebo proporcionará”.

A expectativa do seminário é angariar criadores de diferentes regiões do Brasil em um debate de tendência sobre o melhor uso das diferentes raças. "O Promebo é uma ferramenta essencial não apenas para selecionadores, mas para usuários. Informação é algo essencial para atingir metas na propriedade, e o programa é referência nesse quesito com um trabalho que carrega a tradição de mais de 45 anos de histórias, mas que segue se atualizando sempre ", completa Silvia. Os avanços obtidos, referencia Tellechea, são fruto do trabalho de uma diretoria que assumiu, ainda na gestão anterior, o desafio de fazer a diferença.  “A ANC passou por uma reforma em todo seu sistema de gestão e estrutura física. Esse projeto virtual tem a cara da nova ANC: estamos ao lado do criador e olhando, juntos, para o futuro”, pontua.


Confira a agenda das lives da ANC:

31/08 – SEGUNDA -  19h

- Lançamento dos Sumários de Touros e apresentação do Promebo 2020


1/9 – TERÇA - 19h

Dia do Devon


2/9 – QUARTA - 19h

Dia do Charolês


3/9 – QUINTA - 19h

Dia do Brangus


8/9 – TERÇA - 19h

Dia do Angus


9/9 – QUARTA - 19h

Dia do Hereford e Braford  

Voltar