Nota de esclarecimento

A Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” vem por meio desta, compartilhar com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, sua opinião sobre a definição da data da Expointer 2020, a qual foi prorrogada para os dias 26 de setembro a 04 de outubro.

A grande preocupação da ANC vai no sentido da significativa redução de animais inscritos na feira. Citamos isto baseados em consultas prévias feitas entre os criadores, a fim de formar a opinião da Diretoria desta entidade, que representa seus associados, os quais contribuem imensamente para a grandiosidade do evento em termos de julgamentos e leilões. É de conhecimento geral que a nova data definida coincide com o período do plantio de cultivares, ficando estes agropecuaristas impedidos de participar da feira ou tendo que prejudicar o planejamento feito para a agricultura. Destacamos ainda, a situação da grande maioria dos Associados desta entidade, os quais aguardam o lançamento do Sumário de touros do PROMEBO, que acontece durante a Expointer, para organizarem seus leilões, tendo em vista que o Sumário é uma ferramenta imprescindível para o melhoramento e seleção de reprodutores através dos dados genéticos publicados.

Por fim, reafirmamos nossa opinião contrária a data definida, visto o elevado custo adicional que os criadores, que sempre estiveram comprometidos com o sucesso da feira, terão ao precisar tratar por mais um mês os animais que serão inscritos no evento.

Reafirmamos nosso respeito à decisão tomada e ressaltamos que apoiamos todas as medidas adotadas a fim de reduzir a proliferação do Covid-19, porém, acreditamos que prorrogar o evento em um mês não mudará o cenário da pandemia e por outro lado, prejudicará ainda mais a economia que já está enfrentando uma grave crise.


Ignacio Tellechea

Presidente

Voltar