Nota de esclarecimento

A Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” por mais de um século se aprimorou na criação de ferramentas que permitissem a precisa seleção de bovinos capazes de produzirem carne de excelente qualidade e que a partir deste potencial, fosse possível conquistar novos mercados, o que manteria a pecuária em pleno crescimento.

Tais metas foram atingidas, hoje a ANC realiza o registro de 26 raças bovinas, a grande maioria delas voltada à produção de carne, sendo que várias são detentoras de programas de carne certificada. A ANC ainda conduz o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne, PROMEBO, que em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, gera índices zootécnicos de alta precisão, capazes de selecionar linhagens superiores para a produção de uma carne diferenciada e desejada pelo mercado mundial.

O Rio Grande do Sul caracteriza-se por criações de sistema extensivo, em sua grande maioria, permitindo o bem estar dos animais e propiciando condições de clima e nutrição que favorecem a produção. Este cenário chama atenção de países importadores de carne bovina, o que resultou no aumento considerável de exportação de bovinos em pé nos últimos anos, consequentemente fortalecendo a pecuária gaúcha.

Neste contexto, vimos manifestar nossa opinião contrária ao que diz a SICADERGS (Sindicato da indústria de carnes e derivados no estado do RS), ao demonstrar preocupação com o volume de animais bovinos exportados vivos do RS para outros países. Somos a favor da liberdade de mercado, permitindo que os produtores rurais, que enfrentaram inúmeras crises econômicas possam buscar melhores remunerações pela sua produção.

Respeitamos o posicionamento da SICADERGS, porém, não consideramos cabível abrir mão de uma excelente oportunidade que aparece para acelerar um setor que está em franca expansão, mesmo com todas as adversidades climáticas enfrentadas no momento, pois para a ANC os produtores têm a total liberdade para efetuarem suas negociações com quem mais valoriza o seu produto.

 

 

Ignacio Tellechea
Presidente da ANC “Herd-Book Collares”
Voltar