ANC recebe delegação para registrar as raças sintéticas BLONEL e GREYMAN

A ANC Herd-Book Collares recebeu neste mês de fevereiro, delegação por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para registrar as raças sintéticas Blonel e Greyman. Com estas, a ANC passa a ser responsável pelo registro genealógico de 26 raças bovinas.

A raça Blonel, formada através da cruza das raças Blonde D’Aquitaine e Nelore, é de pelagem curta e clara e de pele e cascos escuros, sinônimos de rusticidade, se adapta perfeitamente ao calor. Tanto os animais puros como seus cruzamentos possuem extrema padronização, de forma quase cilíndrica e traseiro bem musculoso, com dorso e lombo de grande espessura e elevado comprimento corporal, estruturado em ossos finos, porém, fortes. Características que lhes conferem excepcionais rendimentos de carcaça e também de desossa, fornecendo à indústria frigorífica expressivas peças de carne saudável, macia e saborosa.

A raça Greyman é formada através do cruzamento entre o Murray Grey e raças zebuínas, cujo objetivo é obter um animal que combine a fertilidade, conformação, rusticidade do Murray Grey e adaptação a áreas extremas como os zebuínos.
Com a influência de Murray Gray, os animais da raça Greyman são muito mansos, que facilitam o manejo e melhoram o desempenho na engorda (devido a redução do estresse), evitando cortes escuros no pós-abate.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Murray Grey e Greyman, Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, as raças Murray Grey e Greyman já contam com criadores de animais P.O e cruzados em Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Rondônia, além do Rio Grande do Sul.

Para maiores informações sobre as raças, acesse o site da Associação Brasileira de Blonel e da Associação Brasileira Murray Grey e Greyman.
 

Voltar