Raça Canchim seleciona cinco novos inspetores técnicos

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) escolheu cinco novos técnicos para atuar junto à entidade na avaliação de animais da raça Canchim. Gustavo Ferreira Pimentel, Cesar Henrique Peschel, Júnior Jean Oswaldo do Carmo Monteiro, Maury Dorta Junior e Ricardo Texeira Paletta, são de diferentes regiões do país e atuarão à nível nacional. 

Para o mineiro Jean Oswaldo do Carmo Monteiro, que é médico veterinário há 20 anos e trabalha com Canchim há sete, essa é uma oportunidade de disseminar ainda mais a raça na região Sudeste. “Para a nossa região de clima quente e úmido, o Canchim se adapta muito bem tanto para a monta à campo quanto para inseminação e existe muito espaço para melhorar a genética da raça e aumentar o número de animais”, pontua.

O médico veterinário Cesar Henrique Peschel Júnior, de Mafra (PR), já fazia parte do corpo técnico da raça Charolês e agora, assumiu o desafio de trabalhar com a Canchim. “Esses são animais que têm uma resistência maior a ectoparasitas e um bom aproveitamento do alimento ingerido, o fez com que eu me interessasse muito pela raça há dois anos atrás”, relembra. 

Os inspetores técnicos serão responsáveis pela identificação e inspeção dos animais registrados ou controlados da raça, conforme explica a superintendente de registro da ANC, Silvia Freitas. “Apesar de sermos detentores do registro genealógico da Canchim somente desde 2020, nós já estamos desenvolvendo uma série de ações que visam expandir a presença da raça por todo o país e, claro, a seleção de técnicos qualificados para auxiliar os criadores faz parte dos nossos objetivos”, salienta.

Confira abaixo a lista completa dos selecionados:

Nome/ Município

Gustavo Ferreira Pimentel/ Itapeva (SP)

Cesar Henrique Peschel Júnior/ Mafra (SC)

Jean Oswaldo do Carmo Monteiro/ Tombos (MG)

Maury Dorta Junior/ Campo Grande (MS)

Ricardo Texeira Paletta/ Jacutinga (MG)

Foto: Rubens Ferreira

Voltar