ANC define seis novos técnicos para a raça Percheron

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) escolheu seis novos inspetores técnicos para a raça Percheron. Os escolhidos atuarão em nível nacional e são do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os novatos, divulgados nesta terça-feira (21/12), são Denner Araújo Jacinto, Hugo Lopes Borges, João Ricardo Malheiros de Souza, Luciano Picawy, Marcos Aurélio Laidane Filho e Wagner Amaral de Souza. 

Segundo a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, os técnicos serão responsáveis por realizar serviços zootécnicos, identificando e inspecionando os animais registrados ou controlados da raça Percheron. “O papel do técnico junto à ANC é fundamental, pois eles atuam diretamente com o criador e garantem que mais animais sejam registrados, ajudando a qualificar e expandir a raça pelo país”, salienta.

Um dos selecionados foi Wagner Amaral de Souza, de Itapetininga (SP), que atua como médico veterinário desde 2009. Ele conta que tem experiência com equinos há mais de dez anos e que soube da vaga através da proprietária de uma fazenda onde realiza atendimento clínico de animais. “Eu fiquei muito feliz de ser selecionado e acho que o Percheron pode crescer muito aqui no país, principalmente por serem animais muito calmos e bonitos”, declara.

O padrão racial do Percheron também chamou a atenção de Denner Araújo Jacinto, de Bagé (RS), que se formou em medicina veterinária há três anos e desde então trabalha com equinos de diferentes raças. “Eu pretendo fomentar a raça, principalmente aqui na região Sul, porque sei que tem muitos criadores de Percheron que ainda não registraram seus animais e acredito que trabalhar na divulgação em eventos e exposições vai ajudar muito com isso”, projeta ele.

Confira a lista completa dos selecionados:

Nome/ Município 

Denner Araújo Jacinto/ Bagé (RS)

Hugo Lopes Borges/ Cambé (PR)

João Ricardo Malheiros de Souza / Santa Cruz do Sul (RS)

Luciano Picawy/ Viamão (RS)

Marcos Aurélio Laidane Filho/ Ponta Grossa (PR)

Wagner Amaral de Souza/ Itapetininga (SP)

Voltar