ANC realiza seleção de técnicos da raça Percheron

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) realizou, no sábado (18/12), a seleção de técnicos para a raça Percheron. Dez candidatos participaram das provas que aconteceram na Fazenda Derbli, em Irati (PR). A lista com os nomes dos novos inspetores, que atuarão em todo país, será divulgada nesta terça-feira (21). 

O auxiliar de registro, Laerte Rochel, ajudou a aplicar a prova e explica que o processo contou com uma prova teórica com vinte questões sobre a raça, seguida de entrevista e por avaliação prática que simulou uma inspeção à campo. Ele destacou que todos os candidatos passaram pela prova teórica devido ao seu alto nível de conhecimento e que a escolha final será difícil. “O técnico hoje é o nosso meio de campo, pois ele tem o contato com os criadores e consegue descobrir onde tem animais da raça para que possamos, consequentemente, realizar o registro. Ele é uma peça fundamental nesse processo e com certeza os escolhidos para o Percheron desempenharão muito bem esse papel, pois nos surpreendemos com a qualidade dos candidatos”, reafirma.

A importância dos técnicos para o fomento da raça também foi frisada pelo presidente da Associação Brasileira de Percheron (ABP), Genaro Cunha, que acompanhou a seleção e ratificou que a parceria entre as duas entidades vem sendo muito relevante para o fomento da raça e da própria reativação da ABP. “Este ano com a participação na Expointer foi um sucesso, tivemos um recorde de exemplares inscritos, no total de 19 animais, o que ajuda a despertar o interesse de novos criadores que estão buscando mais informações para o registro e querendo melhorar a genética de seu plantel”, comenta. 

Silvia Freitas, superintendente de registros da ANC, projeta que o número de registros do Percheron deve aumentar ainda mais neste próximo ano. “O Percheron sempre chama a atenção por onde passa pelo seu grande porte, conformação diferenciada e docilidade, então estamos ampliando a divulgação da raça junto à ABP e, claro, os novos técnicos farão parte desse processo”, salienta.

Foto: Fazenda Derbli

Voltar