Promebo é destaque em aula para graduandos da UFSM

A superintendente de registros da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Silvia Freitas, ministrou aula para graduandos de Zootecnia que fazem parte do Grupo de Discussão em Melhoramento Genético Animal (GMA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Palmeira das Missões (RS). O objetivo da aula, que aconteceu de forma virtual na quarta-feira (08/12), foi apresentar e ressaltar o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) aos estudantes.

Além de explicar todo funcionamento do programa e do registro genealógico, Silvia também destacou a importância da genealogia e dos dados genéticos para o desenvolvimento da pecuária nacional. De acordo com ela, o sistema Origen é uma grande iniciativa da ANC para garantir esse papel de fornecer informações mais precisas para o pecuarista. “É relevante que os futuros profissionais compreendam como o Promebo é aplicado na prática e que esses dados que obtemos são públicos, podendo ser acessados por qualquer pessoa e em qualquer lugar”, pontua. 

A superintendente também ressalta que a entidade está sempre em busca de parcerias com universidades de todo o país. O propósito disso é estreitar laços com estudantes que poderão atuar junto à associação, ampliar a presença da ANC no meio acadêmico e desenvolver projetos conjuntos.

Voltar