Balanço da ANC indica aumento no número de associados e registros

Acompanhando o movimento de crescimento da pecuária brasileira, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) obteve elevação de registros e aumento do quadro de sócios nos últimos três anos. Balanço divulgado pelo presidente da ANC, Ignacio Tellechea, na tarde desta segunda-feira (29/11), em Pelotas (RS), mostrou que o número de animais nascidos passou de 47.235 em 2018 para 58.540 em 2020, crescendo 23,9%. O número de exemplares avaliados pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) teve um avanço de 25,5%, passando de 16.307 para 20.477 no mesmo período. O número de sócios da ANC cresceu 12% nos últimos dois anos.

Para Tellechea, a tendência é de que esses números continuem se expandindo nos próximos anos, principalmente como resultado do investimento da associação em tecnologia. “Isso retrata o bom trabalho da nossa diretoria e de toda equipe de funcionários que se esforçaram para garantir que a ANC acompanhasse o processo de tecnologização da pecuária, garantindo mais facilidade e rapidez no processo de registro”, ressaltou.

Durante a assembleia também foi eleita a nova diretoria da entidade, encabeçada pelo empresário e pecuarista, Joaquin Villegas. Em seu discurso de posse, ele destacou a força da pecuária e das exportações de cortes bovinos. “Nunca imaginei assumir uma entidade com o porte da ANC. É um desafio e uma responsabilidade", afirmou.

Foto: Carolina Jardine