Percheron projeta aumento de registros de animais no país

Em um ano de retomada das atividades, a Associação Brasileira de Percheron projeta aumentar o número de registros da raça no país com base no apoio da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). O objetivo, segundo o presidente da associação e proprietário da Cabanha Palmira, de Santana do Livramento (RS), Genaro Cunha, é incentivar os criadores da raça a fazerem o registro de seus animais e fomentar cada vez mais a utilização da raça em solo brasileiro. "A fêmea Percheron geralmente amamenta o potro com até 30 litros de leite ao dia. Outras raças nos procuram muito, pois a querem como ama de leite. Ela é uma excelente mãe”, destacou.

Com vista no crescimento da raça no Brasil, a meta da ANC é realizar a expansão de novos técnicos para atender a demanda de todo o país. "A gente acha fundamental esse link entre a Associação do Percheron e a ANC através dos técnicos", ponderou a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas.

A raça marca presença na Expointer 2021 com quantidade recorde de exemplares. São 16 animais de 5 criatórios, os quais foram julgados na terça-feira (7/9) pelo jurado e criador francês Jean-Jacques León. Ele é proprietário de um dos maiores criatórios da raça na França. “Acredito que para o ano que vem devemos ter mais inscritos ainda e, por isso, a gente está motivando os criadores a voltarem a apostar no Percheron”, afirmou. 

Crédito da foto: Carolina Jardine