Centenário

ANC lançou livro na Expointer, em comemoração ao seu centenário

A Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” (ANC) comemorou o centenário da abertura dos serviços de registro genealógico no Brasil, com o lançamento do livro O Centenário do Herd-Book Collares que aconteceu no dia 29 de agosto último, na Casa RBS, no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer, em Esteio/RS.
No início do evento os convidados tiveram uma breve apresentação da ANC através do presidente da Associação, Dr. José Roberto Pires Weber, que destacou os objetivos da entidade, as datas e fatos importantes que aconteceram no decorrer destes cem anos, além de apresentar uma série de slides ilustrativos sobre todas as raças de bovinos e eqüinos cujos registros são de responsabilidade do Herd-Book Collares.
Segundo o presidente, este dia é de grandes comemorações para a ANC, que além de estar completando 100 anos, oferece uma obra com a história completa da Associação, “Quase que o evento acontece no mesmo dia em que foi feito o primeiro registro na ANC, que foi no dia 28 de agosto de 1906. Hoje é dia 29 e esta coincidência faz com que a comemoração seja ainda maior por parte de todos nós”, destaca Weber.
No decorrer do encontro foi entregue o prêmio José de Almeida Collares, aos proprietários dos animais que se destacaram no Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP), naquelas raças cujos controle de peso é efetuado pela ANC. Os premiados foram Fábio Luiz Gomes, da Cabanha Catanduva em Cachoeira do Sul/RS, na raça Aberdeen Angus; Carlos Gomes de Abreu Neto, da Cabanha São Carlos, de Cruz Alta/RS, na raça Charolêsa; Reinoldes Antônio Cherubini, da Cabanha São Valentin, de Nova Prata/RS, na raça Devon; João Viera de Macedo Neto, da Cabanha Azul de Quarai/RS, na raça Hereford; Ângelo Bastos Tellechea, da Cabanha Umbu, de Uruguaiana/RS, na raça Brangus; Flávio Humberto Tusinho, da Cabanha Nova Esperança de Viamão/RS, na raça Pardo-Suiço e Pedro Monteiro Lopes, da Cabanha Pitangueira de Itaqui/RS, na raça Braford.
A seguir, a senhora Antonia de Oliveira Sampaio, criadora de Devon, radicada na cidade de Pelotas, mas com estabelecimento rural no município de Capão do Leão, ambos no Rio Grande do Sul, foi homenageada com a Comenda Leonardo Brasil Collares. Esta Comenda tem como objetivo homenagear personalidades ligadas à ANC, cuja atuação tenha sido relevante para os destinos da entidade. Em anos anteriores receberam a mesma distinção os Drs. Paulo Brossard de Souza Pinto e Luiz Fernando Cirne Lima.
Também ocorreu o lançamento do Sumário de Touros 2006, do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo®), onde o médico veterinário Mário Luiz Piccoli, representante da Gensys Consultores Associados, enumerou as principais novidades da edição deste ano. O Sumário é sobre as raças Aberdeen Angus, Charolês, Devon e Hereford, que já se repetem há vários anos, além da raça Braford, que ali consta pela primeira vez.
O livro sobre os cem anos da ANC foi escrito pelo engenheiro agrônomo Amilton Cardoso Elias. Para ele este evento significou um marco histórico dentro da ANC, que agora poderá recordar por muitos outros anos os acontecimentos desta época - “Foi bem difícil concluir este livro, pois uma história de 100 anos não se conta em 100 palavras, mas agora depois de tudo pronto, podemos comemorar o esforço aplicado aqui no decorrer de todo este tempo na ANC, para, quem sabe, colaborarmos para o livro dos próximos 100 anos”, concluiu Amilton, que já trabalha na casa há 30 anos.

 

Apresentação da ANC



Os Comendadores: Antonia de Oliveira Sampaio e Paulo Brossard de Souza Pinto

 

 

Em primeiro plano, Paulo Brossard e Dona Antoninha


José Roberto Pires Weber, com a Mesa composta pelo Comendador Paulo Brossard – Ricardo Schwarz (Presidente da Emater) – Amilton Cardoso Elias (ANC) – Quintiliano Machado Vieira (Secretário da Agricultura do RS, também representando o Governador Germano Rigotto) – Francisco Signor (Delegado Federal de Agricultura do RS) e Kleber Moura (Grupo RBS).


 


O presidente José Roberto Pires Weber durante a apresentação sobre a ANC


Platéia atenta


André Haar, o Mestre de Cerimônias e a Mesa.

 


O lançamento do Sumário de Touros 2006.

 

Mario Luiz Piccoli, durante a apresentação do Sumário de Touros 2006



Entrega do primeiro exemplar do Sumário
ao Secretário da Agricultura do RS, Dr. Quintiliano Machado Vieira.

 

Entrega da Comenda Leonardo Brasil Collares à senhora Antonia de Oliveira Sampaio.

 

A platéia ouve a Comendadora

 

Dona Antoninha, agradecendo a outorga da Comenda


Weber e Da. Antoninha.


Da. Antoninha com a Comenda Leonardo Brasil Collares

 

Dona Antoninha com a filha Anna Luiza

Continua na próxima página



 

Site desenvolvido por: