ANC Herd Book Collares

Promebo

O programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO®), visa a obtenção de ganhos genéticos, através da utilização de ferramentas seguras na escolha dos animais melhoradores.

O PROMEBO® – Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne é um dos mais antigos programas de melhoramento bovino brasileiro. Fundado em 1974, a partir da tese de mestrado do Dr. Luiz Alberto Fries, completou 40 anos de trabalhos ininterruptos no ano de 2014 e consolidou-se como o principal programa de seleção para as raças britânicas e sintéticas, homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Possui um banco de dados com mais de 900 mil animais inscritos das raças Aberdeen Angus, Brangus, Hereford, Braford, Devon, Shorthorn, Charolês, Simental e Bubalinos.

Utiliza uma metodologia de análise matemática avançada, porém de simples aplicação a campo, desde que cumpridas todas as etapas necessárias da reprodução dos ventres até a avaliação de sobreano dos produtos. O manejo visando ao melhoramento genético é de responsabilidade do proprietário, sendo que as avaliações de mangueira, realizadas em épocas estratégicas (desmama e sobreano), são executadas por avaliadores credenciados pelo programa.

Consiste em um sistema moderno e econômico que, através da seleção, promove o melhoramento genético do rebanho de corte de todo o Brasil. É aberto para animais puros de origem, puros controlados e cruzamentos. O programa visa aumentar a pressão de seleção para características herdáveis e de importância econômica, tais como peso ao nascer, ganho de peso do nascimento ao desmame, ganho de peso pós-desmame, habilidade materna, conformação de carcaça, precocidade de acabamento, musculatura, tamanho entre outras.

Laços genéticos entre rebanhos, determinados pelo uso de touros em comum, principalmente através da Inseminação Artificial, são o que permitem a comparação de indivíduos de diferentes rebanhos. Portanto, as avaliações genéticas do PROMEBO® oportunizam, através da Metodologia de Modelos Mistos e da existência de laços genéticos, comparações válidas e adequadas entre animais de toda uma população ou raça, fornecendo a chamada Diferença Esperada na Progênie (DEP).

A DEP é obtida a partir de uma base de dados única e centralizada, englobando os rebanhos conectados das raças registradas e controladas pelo programa na ANC, sendo diretamente comparável entre todos os animais presentes na análise, como touros pais, ventres e produtos ainda sem progênie.

É um programa aberto para bovinos de qualquer raça de corte: Puros de Origem, Puros por Cruza, Cruzamentos ou Gado Geral.

 

CARACTERISTICAS AVALIADAS

• Peso ao nascer (PN);

• Ganho de peso do nascimento à desmama (GND);

• Habilidade materna para GND (H MAT);

• Ganho de peso da desmama ao sobreano (GDS);

• Ganho de peso do nascimento ao sobreano (GNS);

• Escores para conformação, precocidade, musculatura e tamanho (CPMT);

• Escores para prepúcio/umbigo (U);

• Escores para caracterização racial (R);

• Escores para Pelame (PM);

• Pigmentação ocular ou da pálpebra (PG);

• Perímetro escrotal (PE);

• Área de olho de lombo (AOL);

• Espessura de gordura subcutânea (EGS);

• Espessura de gordura subcutânea medida na picanha (EP8);

• Gordura intramuscular (GIM);

• Resistência ao carrapato (CP).

 

RESULTADOS PRÁTICOS

a) Candidatos a touro;

b) Melhores novilhas para a reposição através da performance da mãe e da sua própria performance;

c) Melhores touros pais em utilização, através da performance de suas progênies; e,

d) Vacas de melhor eficiência reprodutiva e maior capacidade em desmamar terneiros pesados.

 

EXIGÊNCIAS PARA O CRIADOR

a) Balança apropriada (com bom nível de precisão).

Rebanho Controlado: animais identificados, com controle de nascimentos, pais conhecidos e avaliações em momentos estratégicos (desmame e pós-desmame).

Lembre-se: PROMEBO é investimento

Clique aqui para fazer um download do manual do Promebo®.

Para maiores informações, entre em contato clicando no nosso e-mail:
promebo@herdbook.org.br



 

Site desenvolvido por: